ILHA DA TRINDADE NO IBGE

ILHA DA TRINDADE NO IBGE

Detalle da Ilha da Trindade. Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/

Desta volta tiramos do IBGE, léase o Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística, que tivo a ben pendurar esta singular fotografía da Ilha da Trindade (Estado de Espírito Santo, Vitória, Brasil), descuberta por João da Nova, o nauta vencellado coa casa nobiliaria de Maceda (Ourense, Galiza). Outrosí recuperamos o texto que a acompaña:

“Localizada a 1.167 quilômetros de Vitória e a 2.400 quilômetros da África, a Ilha da Trindade é supervisionada atualmente pela Marinha Brasileira. O arquipélago pertence a uma cadeia de montanhas submarinas do Atlântico numa linha reta que vai do Estado do Espírito Santo em direção à África e possui uma área de 9,2 quilômetros quadrados. O clima é do tipo oceânico tropical, a temperatura média anual é de 25,2° C.

A Ilha surgiu há aproximadamente 3 milhões de anos depois de uma série de explosões vulcânicas. Seu descobrimento ocorreu em 1501. É atribuído ao navegante João da Nova, que a chamou de Ilha de Assunção. Um ano após a descoberta, o português Estevão da Gama visitou a ilha e ignorando a passagem de João da Nova, deu o nome para as terras de Ilha da Trindade, mantido até hoje.

A Ilha foi ocupada duas vezes pela Inglaterra, em 1700 e em 1895, sendo readquirida respectivamente em 1783, quando o vice-rei do Brasil, Luís de Vasconcelos, enviou 150 militares de artilharia de desembarque para expulsar os ingleses que já haviam abandonado a Ilha, e em 1896, quando os ingleses resolveram recuar depois de várias tentativas de mediação. Em 1897, Benjamin Constant dirigiu-se à Ilha para a ocupação oficial e definitiva.

Durante a Primeira Guerra Mundial o território serviu de guarnições militares. Entre os anos de 1924 e 1926, o presidente Artur Bernardes transformou Trindade em um presídio político, onde estiveram presos o patrono da força aérea brasileira, Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, e Juarez Távora. Na Segunda Guerra Mundial foi ocupada pela Marinha até 13 de junho de 1945.

Em 1950, a Ilha foi visitada por uma expedição científica sob a orientação do ministro João Alberto com a finalidade de planejar uma colonização e construir uma base aeronaval. Desde 1957 é guarnecida pela Marinha, com cerca de 40 homens, que permanecem na ilha por períodos de quatro meses. Com expedições periódicas sempre apoiadas pela Marinha, o Projeto Tamar realiza a coleta de dados que apontam a Ilha da Trindade como o maior sítio reprodutivo brasileiro da tartaruga verde e área de alimentação da tartaruga de pente”.

Os comentarios están pechados.